sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Haiti


Sei bem como a juventude de Portugal, e até quem já devia ter juízo, vê as situações que não se passam na vida deles. Para a maior parte, se não se sente na casa deles, não lhes interessa. Entristece-me. Neste momento enquanto comemos, descansamos e vemos televisão, no Haiti sofrem e morrem. Cada um ajuda o outro. Quando um cai, não se põe a pé sozinho, sofrem e vivem juntos. Unidos. Temos que nos imaginar na situação deles. As nossas famílias. Amigos. Mortos ou a morrer. Ouvir os irmãos a chorar enterrados pelos escombros. Isto magoa-me. Nestas alturas, se estivesse ao meu alcance, estaria a ajudar. Atinge-me como se fossem meus irmãos, meus amigos. Choro, lamento, e rezo por eles. Qualquer ajuda conta. A maior parte não se incomoda por só poder doar um euro. Isso faz a diferença. Esse euro pode salvar uma criança. Uma mãe. Um irmão ou irmã de alguém. Basta dirigirem-se ao vosso banco e pedir indicações. Há neste momento inúmeras instituições a ajudar com a doação. Dêem. Ajudem. Como se fosse quem mais amam. Porque eles são nós. Eles fazem parte de nós.


Neste momento no Haiti, eles cantam. Eles dançam. Gritando Esperança, Força. Eu, cá, ao vê-los assim cantar, só consigo chorar. Como podem? Como podemos? Temos que nos unir. Então esforço-me por cantar com eles.


Cantem também.

Nós ouvimo-los, e eles ouvem-nos.

3 comentários:

  1. Muito bonito :( `e bem verdade!

    Beijoca ***

    ResponderEliminar
  2. É verdade. É triste mesmo ver como as pessoas facilmente ignoram a situação dos outros só porque não são atingidos. Isto sim, é o azar. Um país tão pobre e ainda sobrem dois terramotos com espaço de uma semana entre eles. Instalou-se a confusão logo no primeiro. O segundo só veio agravar as coisas. Temos mesmo que nos unir por eles e ajudarmos, como pudermos.

    ResponderEliminar
  3. tens razão. a maior parte das pessoas não dá o devido valor aquilo que tem. uma cama quente, uma sopa na mesa, um tecto que o abriga da chuva, do vento, da tempestade... e muitas das vezes nem sequer se importam com a desgraça dos outros, simplesmente passam ao lado... fúteis!!
    eu canto contigo! força, esperança! porque quando já não se tem nada é só isso que resta...

    ResponderEliminar